Após cinco meses parada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o pagamento em dinheiro a um portal de notícias, no interior da (Semcom), dará início aos seus trabalhos, tendo como presidente o vereador William Alemão (Cidadania). Os demais integrantes são os vereadores Capitão Carpê (Partido Liberal - relator); Raulzinho (MDB); Fransuá (PSD); e Diego Afonso (União Brasil). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 18/9, após a base do prefeito indicar os nomes para compor a comissão. A publicação dos integrantes da CPI da Semcom deve ocorrer na próxima edição do Diário Eletrônico do Legislativo Municipal.
“Estamos esperando a publicação oficial no Diário Eletrônico, para dar início aos trabalhos, como a primeira reunião e convocação dos membros, quando e onde acontecerão as reuniões”, informa Alemão.
De acordo com ele, a CPI deve investigar dez itens relacionados às possíveis denúncias de caixa 2 dentro da Semcom, a partir da divulgação de um vídeo pelo portal Metrópoles, no dia 14 de março, em que o motorista de um site local recebe dinheiro de uma servidora, nas dependências do órgão, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste.
A solicitação para instaurar a CPI ocorreu a partir do Requerimento nº 5.107/2024, de autoria do vereador William Alemão, e o documento em sua justificativa dá conta de que o episódio nas dependências da Semcom pode caracterizar “improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie a possíveis prestadores de serviços”.
“Qualquer cidadão, qualquer jornalista que queira acompanhar os trabalhos da CPI da Semcom poderá participar, porque as portas da CPI estarão abertas para que todos possam saber o que está sendo feito”, destaca o líder do Cidadania na CMM.
-- -- --
Texto – Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto – Mauro Pereira – Dircom/CMM