ACESSIBILIDADE

Notícias

Em Presidente Figueiredo, William Alemão volta a defender legalização da pesca esportiva

sexta, 19 de novembro de 2021

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão (Cidadania), voltou a defender a legalização da pesca esportiva em Manaus e em todo o Estado do Amazonas, dessa vez durante Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (19), no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). Segundo o parlamentar, a atividade é propícia e tende a gerar emprego e renda, além de resgatar a dignidade de milhares de pessoas que estão sem trabalho na capital e no interior do estado.

William Alemão já havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto há pouco mais de um mês, quando foi até a Assembleia Legislativa (Aleam) para discutir a regulamentação do Projeto de Lei nº 422/2021, de autoria do deputado estadual Tony Medeiros (PSD), cujo objetivo é legalizar a pesca comercial do tucunaré no Amazonas.

“Eu acredito que o turismo consiga, hoje, dentro do nosso estado, captar todos os que estão desempregados, simplesmente vivendo de auxílio. São pessoas simples, mas que possuem grande potencial e que teriam muito mais dignidade, se estivessem envolvidas diretamente com a pesca esportiva. Na audiência pública da Aleam, eu comentei o volume de dinheiro no mundo inteiro que essa modalidade consegue atingir. São valores que hoje chegam a mais de R$ 1 trilhão. A Amazônia é conhecida, temos o maior tucunaré e o conhecimento de nossos ribeirinhos que sabem onde pescar, mas só temos 400 milhões para produzir, que representam apenas 0,04% do mercado mundial. Nosso potencial é para chegar fácil a 1%”, comparou.

Na análise do vereador, esse tipo de discussão é importante, por reunir atores sociais envolvidos diretamente no processo e por entender cada particularidade das cidades, dos lagos e do rio aos quais o projeto tende a abranger, em toda a sua cadeia produtiva.

“A legalização da pesca esportiva beneficiará não somente os grandes operadores, mas o nosso piloteiro, a comunidade em si; todos ganham. Não precisa sair de onde está, o empregador vai até você. Por isso, vou estar empenhado para que esse projeto de lei em esfera estadual venha a ser regulamentado nessa área tão importante da nossa economia”, afirmou William Alemão. “É uma atividade que tem crescido bastante nos últimos anos, gera emprego e renda para a população local, e serve de atrativo a mais na área do turismo”, insistiu o vereador.

William Alemão também voltou a fazer referência à competição realizada na comunidade São Francisco do Caramuri, localizada na tríplice fronteira entre Manaus e os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, como exemplo de um investimento que deu certo e precisa ser incentivado ainda mais, na Região Metropolitana de Manaus.

Lei já existe

As audiências realizadas em Manaus e agora em Figueiredo têm o caráter de esclarecer as entidades, órgãos e a sociedade em geral, sobre a essência do projeto, com base em uma lei (713/2001) que já existe, sobre a necessidade que cada estado precisa ter para proceder a regulamentação da pesca esportiva, recreativa e de subsistência.

Um dos pontos polêmicos do projeto está em impedir a pesca do tucunaré em todo o estado, permanentemente, o que prejudicaria os pescadores artesanais e profissionais, além do próprio consumidor.

Em síntese, a medida envolve diretamente o tucunaré e protege a espécie da pesca predatória e ilegal.

Outros participantes

Além de William Alemão e Tony Medeiros, também participaram da audiência em Presidente Figueiredo as seguintes personalidades: Sergio Monteiro Litaiff Filho, presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur); engenheiro Márcio Pinheiro, representante da Sepror; Carlos Serfaty, presidente da Federação Amazonense de Pesca Esportiva (Feampe); Pedro Hamilton, presidente da Associação dos Pescadores Artesanais (Aspaf/Manaus); Caio Kanawati, presidente da Comissão de Turismo da OAB Amazonas; Edvan Carias, secretário Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec/Presidente Figueiredo); Ronaldo Macarrão, segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo; e o vereador do município Virgílio Mendonça (PP).

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados