ACESSIBILIDADE

Notícias

Duas Unidades Básicas de Saúde Móvel foram abandonadas no Viver Melhor, denuncia vereador William Alemão

terça, 05 de março de 2024

Duas Unidades Básicas de Saúde Móvel foram abandonadas no Viver Melhor, denuncia vereador William Alemão
_
Conhecidas popularmente como carretas da Saúde, as unidades estão sem prestar atendimento à população há semanas e se encontram estacionadas na Rua Ararabóia, na segunda etapa do Residencial Viver Melhor 2, no Lago Azul, Zona Norte de Manaus._

Na manhã desta segunda-feira, 4, o vereador William Alemão trouxe para o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma denúncia sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde Móveis, serviço que deveria funcionar de 8h às 16h com oferta de consultas médicas e de enfermagem, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero, inserção e marcação de procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg) e dispensação de medicamentos, segundo informações disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde ( Semsa Manaus).


"As Unidades Básicas de Saúde Móvel estão  trancadas e não atendem absolutamente ninguém  e o pior de tudo é  que elas chegam na comunidade, toda a comunidade fica em alvoroço, alegre e satisfeita querendo saber como faz pra pegar senha de atendimento mas, não vão ter os serviços. As unidades não estão funcionando e ninguém do Residencial Viver Melhor foi atendido por elas até hoje.", observou o vereador.

De acordo com o ambulante Raimundo Marinho, morador da segunda etapa do Residencial Viver Melhor 2, localizado no bairro Lago Azul, zona norte da cidade, as duas Unidades Básicas de Saúde Móveis foram abandonadas no Residencial Viver Melhor desde o dia 9 de fevereiro.

"Elas estão lá vai fazer um mês, mas nunca houve atendimento. Sempre estão fechadas e nunca apareceu um médico por lá. Para ser atendido por um médico tenho que ir até a Unidade de Saúde da Família Amazonino Mendes e dar uma pernada, já que fica no Conjunto Viver Melhor 3.", reclama Raimundo Marinho.

Criadas em 2020 para levar atendimento de saúde para os locais identificados com vazios assistenciais. As unidades deveriam permanecer de duas a quatro semanas em cada localidade, de acordo com a demanda da área. Contudo, a atual gestão da Prefeitura de Manaus trocou a empresa prestadoras de serviço, após o encerramento do último contrato vigente com a Truck Van Indústria e Comércio Ltda.

O contrato com a empresa Truck Van Indústria e Comércio Ltda foi firmado em 2019 e teve início em 03/02/2020 para  locação de 04 (quatro) veículos tipo semirreboque, furgão de alumínio sobre chassi, com 02 (dois) eixos e suspensão pneumática, projetado para se deslocar em vias pavimentadas ou não, de topografia plana ou acidentada para a composição de UBS móveis, adaptados e equipados para a área da saúde.

Nos anos de 20221,2022 e 2023, a Prefeitura de Manaus autorizou aditivos - no valor mensal de R$ 691.200,00, ou seja, R$ 8.294.400,00 por ano - para que a empresa continuasse prestando os serviços. Contudo, o contrato não foi renovado e a população ficou sem o serviço.

"Estou me sentindo mal e me disseram que a carreta da saúde estava aqui no conjunto, daí eu vim aqui tentar pegar uma senha, mas está tudo fechado.", comentou a dona de casa Sônia Maria que foi até a Rua Ararabóia no final da manhã, desta segunda-feira, minutos após o vereador William Alemão denunciar o fato na Câmara Municipal de Manaus.

O vereador  entrará com requerimento para que a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, venha até à Casa Legislativa prestar esclarecimentos. No site da Semsa Manaus as informações disponíveis dão conta de que atualmente a Rede de Atenção à Saúde Municipal é composta por 288 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das quais 4 Unidades Básicas de Saúde Móvel terrestres.


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados