O vereador William Alemão (Cidadania) protocolou nesta terça-feira, 3/9, junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Memorando nº 50/2024, solicitando sua inclusão como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A CPI da Semcom pretende investigar denúncias de caixa 2 dentro da secretaria, a partir da divulgação de um vídeo pelo portal Metrópoles, em que o motorista de um site local recebe dinheiro de uma servidora, nas dependências do órgão.
O parlamentar, que também é presidente municipal do Cidadania, destacou a importância de avançar com o trabalho da CPI. Como líder do partido na Câmara, William Alemão tem autoridade para representá-lo e compor a comissão. No mês de abril o parecer da Procuradoria da CMM sobre a instauração da CPI chegou a ser lido em plenário. Porém, os trabalhos não iniciaram em virtude da falta de indicação de membros para integrar a comissão.
“A CPI precisa ter pelo menos sete membros e a maioria dos líderes está ao lado da base do prefeito. Enquanto eles não indicam, a CPI fica travada. Há cinco meses ela foi instaurada, e essa enrolação vem se estendendo, enquanto toda cidade quer saber a origem daquele dinheiro”, destacou Alemão.
Ele também chamou atenção para o fato da gestão David Almeida, ter destinado mais de R$ 600 milhões para a área de comunicação, em seus 4 anos de mandato.
“A CPI é uma ferramenta que esta casa precisa, porque daqui a pouco, a Câmara Municipal vai ficar tão desprestigiada, que é capaz da Assembleia Legislativa (do Estado do Amazonas) abrir uma CPI para investigar a Prefeitura de Manaus, e nós não”, observou.
-- -- --
Texto - Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto – Mauro Pereira – Dircom/CMM