A importância do cuidado com a saúde mental foi abordada pelo vereador William Alemão (Cidadania), nesta quarta-feira, 4/9, durante a tribuna popular sobre saúde e apresentação do projeto “Vida Ativa e Saudável”, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), proposta pelo vereador Isaac Tayah (MDB).
Na ocasião, Alemão ressaltou a relevância de iniciativas voltadas à saúde mental, e destacou o trabalho realizado por meio de seu gabinete, com o projeto “Terapia Online”, especialmente em um período de grande pressão e incerteza, como o enfrentado durante e após a pandemia de Covid-19. Segundo o vereador, a iniciativa é pioneira no Brasil, realizada por um parlamentar, ao oferecer o sistema de terapia online.
"Nosso gabinete, acredito eu, foi o primeiro de um vereador no Brasil a disponibilizar terapia online, e continuamos a ofertar esse serviço mesmo após a pandemia. Isso se deve à necessidade de oferecer esperança àqueles que perderam a motivação e a alegria de viver”, pontuou.
O projeto Terapia Online, criado por sugestão de uma psicóloga da equipe de Alemão, já realizou mais de 6 mil atendimentos até o final de 2023. A ideia surgiu em meio à onda de Covid-19, em Manaus, tendo como foco inicial os profissionais de saúde, que estavam na linha de frente no combate à pandemia.
Durante o seu pronunciamento, Alemão também compartilhou dados alarmantes relacionados à saúde mental na cidade, com a ansiedade liderando a lista de atendimentos, seguida por tentativas de suicídio, depressão e outras condições graves.
Ele expressou preocupação com a falta de informações acessíveis sobre saúde mental nos canais oficiais da Prefeitura de Manaus.
"Precisamos que o Executivo municipal coloque mais informações em seus sites oficiais sobre como identificar sinais de depressão, onde buscar ajuda em casos de tentativas de suicídio e a importância dos laudos psicológicos", observou.
O parlamentar ainda destacou o impacto que a discussão aberta sobre saúde mental pode ter, especialmente entre os jovens. Na ocasião, Alemão relatou uma experiência em que crianças, durante uma palestra, foram incentivadas a fazer perguntas sobre o tema, revelando preocupações profundas, como a de uma criança de 8 anos que fez o seguinte comentário: "a vida é minha. Por que não posso tirar?"
"Todo projeto voltado para a saúde mental terá o meu apoio", concluiu.
Um dos participantes da tribuna, o neuropsicólogo Marcelo Bentes parabenizou a iniciativa do vereador William Alemão, por oferecer um projeto voltado à saúde mental, sem custos à população.
“É uma grande iniciativa vereador William Alemão abrir um projeto dessa magnitude à população”, celebrou.
-- -- --
Texto - Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto – Mauro Pereira – Dircom/CMM