Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira, 9/9, o vereador William Alemão (Cidadania), mostrou as condições alarmantes enfrentadas pelos moradores da comunidade Cidade das Luzes, no bairro Tarumã, zona Oeste. Além das dificuldades com o transporte público, a população sofre com a falta de saneamento básico, asfaltamento e abastecimento regular de água.
Em visita ao local, os moradores expressaram a indignação com a precariedade do transporte público. Segundo ele, a situação é "escandalosa" e esta não seria a primeira vez que ele leva o caso ao Legislativo municipal, sobre a situação das comunidades Cidade das Luzes, Parque das Tribos 1 e 2, Cristo Rei, Anaconda, Prainha e Jupari.
"O próprio presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) esteve no local e prometeu um aumento na quantidade de ônibus para as linhas 011, 012 e 005. É inadmissível que as pessoas esperem mais de uma hora por um ônibus que, muitas vezes, passa superlotado", criticou Alemão.
O vereador destacou também o problema causado por um poste localizado no cruzamento da rua Cometa Halley com a rua 23 de Março, que impede a entrada de ônibus, obrigando os moradores a caminharem mais de dois quilômetros até o ponto mais próximo.
"E, ainda assim, quando o ônibus passa está lotado e ninguém consegue entrar", frisou.
Além do transporte precário, Alemão também ressaltou a falta de abastecimento regular de água, para a comunidade, que é atendida por meio de oito poços artesianos Os moradores, conforme o vereador, pagam uma taxa mensal de manutenção, para garantir o abastecimento.
-- -- --
Texto – Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto – Mauro Pereira – Dircom/CMM