ACESSIBILIDADE

Notícias

Vereadores querem instaurar CPI para investigar contratos de prestadores de serviço com a SEMCOM

segunda, 25 de março de 2024

 Os vereadores William Alemão (Cidadania) , Capitão Carpê ( Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos)  apresentaram um requerimento para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de caixa 2, na Secretaria de Comunicação Social, da Prefeitura de Manaus.


 

Na sessão ordinária desta terça-feira, 19 de março na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê ( Republicanos) e Rodrigo Guedes ( Podemos) apresentaram o requerimento construído e assinado pelos três parlamentares para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa Legislativa municipal.

A CPI pretende apurar as denúncias veiculadas pelo Portal Metrópoles no último dia 14, quinta-feira da semana passada. Por meio de um vídeo, divulgado pelo veículo de comunicação, foi noticiado que uma servidora da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus entrega uma sacola contendo blocos de dinheiro a um senhor que se identifica como motorista do portal O Abutre.

 

O documento  já conta com oito assinaturas. Além das assinaturas (dos três parlamentares que apresentaram o requerimento), a CPI da SEMCOM teve o apoio dos vereadores Lissandro Breval (Avante, Thaysa Lipe (Progressista) e Diego Afonso (União Brasil),  Everton Assis (União Brasil) e Professora Jacqueline (União Brasil).  que se manifestaram favoráveis à investigação na Câmara. Para ser aprovada a Comissão Parlamentar de Inquérito da SEMCOM precisa de 14 assinaturas.

 

De acordo com os vereadores, a denúncia feita pelo Portal Metrópoles caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos possíveis prestadores de serviços. 

 

"Semana passada nós todos pudemos ver um vídeo que mostrava pagamento em dinheiro em espécie na sede da Secretaria de Comunicação e esse vídeo foi veiculado pelo Portal Metrópoles, que é um dos maiores do Brasil, diga-se de passagem com mais de 2 milhões de seguidores e, também, foi repercutido em portais de Manaus. Enfim, mais uma vez Manaus sendo envergonhada com escândalos de âmbito nacional, a gente sendo pautado de forma negativa. E sabemos qual a gênese desse problema: são os gastos excessivos e totalmente sem transparência da SEMCOM.", observou o vereador Rodrigo Guedes no início do debate sobre o tema.

 

O secretário de comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Conte, esteve na manhã desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal de Manaus. Acompanhado de uma equipe de jornalistas da SEMCOM, ele cumprimentou vereadores da base aliada ao prefeito David Almeida, e ouviu parte das argumentações dos vereadores sobre as denúncias, contudo não fez nenhum pronunciamento e ficou de voltar à Casa amanhã, para prestar maiores esclarecimentos.

 

“Não é comum que o secretário venha até a Câmara. Eu acredito que após a mensagem do prefeito é a primeira vez que ele volta à Casa. Vocês lembram que ano passado nós fizemos uma denúncia, exatamente contra o secretário de comunicação, por não responder um requerimento e, naquela ocasião, ele também não veio. Por que o que todo mundo quer é que ele responda algumas perguntas. Mas vale lembrar porque já houve episódios em que o secretário veio à casa para falar, mas não houve abertura para os vereadores questioná-los. Então, espero que amanhã, além dele vir à Casa, que ele responda as perguntas, porque a cidade de Manaus quer saber. Afinal foi caixa 2? De onde veio esse dinheiro?

Estamos aguardando as investigações da Polícia Civil. A Câmara Municipal está se posicionando nós já temos oito assinaturas, faltam 6. 

 

Polícia Civil Investiga já investiga o caso

 

Além da Câmara Municipal, outras instâncias como o Ministério Público do Amazonas, a Polícia Civil do Estado do Amazonas e a Polícia Federal foram provocadas por meio de denúncias protocoladas e boletins de ocorrência para que abrissem processos investigatórios sobre a denúncia noticiada pelo Portal Metrópoles e repercutida por outros veículos de comunicação em manaus.

 

O vereador Capitão Carpê ( Republicanos) oficializou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, na Delegacia Especializada em Crimes de Combate à Corrupção e o vereador Rodrigo Guedes ( Podemos) protocolou denúncia no MPA e na Política Federal, para que se esclareça se houve manipulação por meio de inteligência artificial no material divulgado.


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados