ACESSIBILIDADE

Notícias

William Alemão vai a cemitério, constata ‘abandono’ e pede revitalização urgente no local

quarta, 06 de outubro de 2021

Fechados totalmente no Dia de Finados do ano passado e reabertos excepcionalmente no último mês de agosto, por ocasião do Dia dos Pais, os cemitérios de Manaus deverão reabrir as portas no próximo dia 2 para visitação pública. Mas, apesar do esforço dobrado para se fazer reformas e manutenções, com vistas ao feriado e à própria reabertura total no pós-pandemia, alguns desses locais apresentam problemas estruturais e precisam urgentemente da intervenção do poder público.

É o caso do Cemitério Santo Alberto, localizado na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital amazonense. A condição do complexo ficou tão comprometida nos últimos anos, que os próprios moradores tiveram de improvisar, colocando pneus enfileirados para substituir um muro, que caiu já faz algum tempo. A finalidade foi delimitar o espaço e, consequentemente, separar as sepulturas (o visual delas) das casas mais próximas.

O vereador William Alemão (Cidadania) recebeu a denúncia, foi ao local e constatou a situação. Além do muro, ele se deparou com mato alto, jazigos danificados e lixeira viciada.

“Recebemos a informação de que o muro havia caído, por meio de uma das lives que faço nas redes sociais. Tem essa lixeira a céu aberto e apenas um pedaço de muro, que fica lá para parte de cima. É uma área que necessita estar mais humanizada”, avaliou William Alemão, no momento em que mostrava o estado do cemitério.

Enquanto conversava com um dos moradores, o parlamentar não só foi informado da improvisação dos pneus, como também do destino que precisou ser dado aos mesmos pela prefeitura, para evitar a proliferação de mosquitos da dengue, chikungunya, entre outros, no local.

Mesmo assim, como o próprio Alemão definiu, os problemas vão além do muro.

“A sensação é de abandono”, sintetizou.

A notícia boa foi que, durante a fiscalização, o vereador encontrou servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) mapeando toda a área, com o intuito de ao menos dar início à limpeza do cemitério.

“Secretário, dê aquele seu olhar humanizado para os cemitérios, pois este aqui está esperando. Afinal de contas, dia 2 é Dia de Finados e muitos familiares vêm prestar homenagens aos entes-queridos. Esse aqui é um cemitério pequeno, mas também merece atenção para ficar mais bonito”, frisou William Alemão.

Um século

O Cemitério Santo Alberto está localizado na rua Monteiro Maia, s/n, bairro Colônia Antônio Aleixo. O imóvel é composto de cinco quadras e aproximadamente quatro mil sepulturas, com mais de seis mil inumados.

Dados históricos apontam que o referido cemitério foi fundado no fim dos anos 1910, por missionárias que cuidavam de hansenianos internados, e que ganhou esse nome, por meio da Lei Municipal 1.842, de 8 de julho de 1986.


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados