Entusiasta da pesca esportiva e representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador William Alemão (Cidadania), participou na última quinta-feira, 4/7, do lançamento da Fishing Show Brazil (FSB), em São Paulo (SP). Organizado pela Fishing TV, a feira de pesca será realizada entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, reunindo lojistas, praticantes da pesca esportiva, representantes do setor, o trade turístico, indústria náutica, entre outros.
“O lançamento da Fishing Show Brazil contou com a presença não só dos pescadores esportivos, mas também dos representantes de setores que movimentam a atividade, como a indústria náutica, a hotelaria, comércio, tanto do Brasil quanto da América Latina”, pontuou William.
O vereador chamou a atenção para o fato de que o Amazonas tem potencial para movimentar o segmento, gerando empregos e renda para vários municípios, e principalmente a capital Manaus, fomentando o turismo na cidade.
“Manaus tem pelo menos cinco rios onde se faz todos os fins de semana a prática da pesca esportiva, mesmo na cheia. Nós temos do Apuaú ao rio Preto que são os limites da cidade de Manaus. Além do Tarumã, Tarumãzinho e Puraquequara”, observou o vereador, que também destacou que nestes locais, os moradores eventualmente atuam como guias.
Veto
No último dia 17 de, em uma votação apertada, o plenário da CMM manteve o veto total nº 011/2024, do Executivo municipal, ao Projeto de Lei (PL) n.º 620/2021, do vereador William Alemão, sobre a criação da Feira Internacional de Pesca Esportiva de Manaus (Fipema) e a inserção do evento no calendário oficial de Manaus.
O projeto, que durante a tramitação teve pareceres favoráveis e unânimes em todas comissões da CMM, assim como a votação no plenário para ir à sanção, passou por algumas adequações. Entretanto, acabou recebendo veto total.
“O projeto voltou com veto total, não foi nem parcial, não apontando o que deveria ser alterado nele. Isso só mostra que há uma perseguição política, e infelizmente quem perde é a população de Manaus, que carece de geração de empregos e renda”, frisou William.
-- -- --
Texto e fotos – Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão