ACESSIBILIDADE

Notícias

William Alemão reafirma apoio ao projeto Memorial Encontro das Águas durante oficina

quinta, 18 de novembro de 2021

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), William Alemão (Cidadania), participou na manhã desta quinta-feira (18), da Oficina de Planejamento das Atividades Turísticas no Memorial Encontro das Águias. Acompanhado da diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, e de outras personalidades, o vereador reafirmou apoio total ao monumento assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que, finalmente, começa a ser executado pela Prefeitura Municipal de Manaus, na Ponta das Lajes, bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.

A oficina teve o objetivo de apresentar o projeto, esclarecer questões orientadoras e receber contribuições para que fique cada vez mais encorpado. Durante a reunião foram frisados pontos importantes como espaço e roteiro turísticos, sistema turístico, atrativos, serviços e produtos.

No pequeno pronunciamento que fez na grande tenda erguida em pleno Mirante das Lajes, William Alemão lembrou que sonhava com esse momento, desde o tempo em que ainda era candidato a vereador.

“Estive aqui durante minha campanha, há um ano, no aniversário de Manaus, tentando mostrar essa linda área para as pessoas da cidade que não a conhecem. Saber que acharam a gaveta onde este projeto estava guardado na prefeitura, e que finalmente o mesmo irá ganhar vida, com muito esforço, é muito significativo. Eu, como presidente da Comissão de Turismo, vou fazer o que puder ou o que tiver ao alcance da câmara para que seja executado. Contem com o meu apoio. E eu espero que possamos estar aqui, num próximo evento, para vislumbrar essa obra linda e maravilhosa”, disse Alemão.

Na avaliação do parlamentar, o Memorial Encontro das Águas é de suma importância para o turismo local e vai além do projeto físico do arquiteto Oscar Niemeyer.

“Eu consigo olhar para cá e enxergar muito mais do que simplesmente é hoje a Ponta Negra, por exemplo. Aqui, nós temos uma área diferenciada, que pode ser aproveitada em inúmeras coisas. Temos uma linda estrada, esquecida, mas bonita, que pode virar uma boa área de caminhada. Certamente é um ponto atrativo para que o turista quando vier tenha o que fazer em nossa cidade”, definiu William Alemão.

Planejado em 2005 para ocupar uma área de 9.383,33 m², e idealizado para a Copa do Mundo de 2014, o memorial é considerado o último projeto de Niemeyer, morto em 2012, aos 104 anos.

Em princípio, a ideia é que o novo complexo tenha um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, elevado em relação ao piso da praça, proposta como espaço aberto à paisagem.

No local, ainda haverá espaço para restaurante com visão panorâmica para um dos maiores cartões postais do Amazonas: o Encontro das Águas, entre os rios Negro e Solimões, tombado em 2010 pelo Instituto de Patrimônio (Iphan) como patrimônio cultural.

Em conjunto

Oreni Braga destacou a Importância do trabalho em conjunto que deve haver entre os órgãos (município e estado) e entidades, para que todo o planejamento posto em prática, transforme em realidade o projeto Memorial Encontro das Águas.

Outros participantes

Também participaram da oficina e falaram no evento, personalidades como o secretário da Casa Militar do Município de Manaus, Jaime Mendonça; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Arnaldo Grijó; o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amazonas (Sindhoteis/AM), Paulo Tadros; e o vice-presidente da Amazonastur, Ruy Mendonça.

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados