ACESSIBILIDADE

Notícias

William Alemão pede ‘ciclovia já’ entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Eduardo Gomes

sexta, 22 de outubro de 2021

O presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão (Cidadania), pedalou literalmente pelas ruas do Distrito Industrial, na manhã desta sexta-feira (22). O objetivo do parlamentar foi reforçar o que já havia feito esta semana, na casa legislativa, quando apresentou uma indicação para que seja construída uma ciclovia que ligue o Polo Industrial de Manaus (PIM) ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, via Anel Viário Leste.

A proposta foi encaminhada à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e pede que seja feito um estudo para verificar a viabilidade da realização da obra. A finalidade é que a mesma possa trazer benefícios, tanto para melhoria na mobilidade urbana, quanto para a questão da segurança daqueles que precisam da bicicleta para se locomover naquela área da cidade.

O trajeto feito por William Alemão e outros convidados, inclusive da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), teve um percurso de ida e volta entre a fábrica Caloi e a Bola da Suframa.

“Temos aqui um problema, um risco muito grande de atropelamento, a qualquer hora e momento. O executivo municipal precisa enxergar isso. Fizemos a indicação pela ciclovia no distrito, porque pessoas andam de bicicleta na área todos os dias, vão trabalhar. A falta de segurança é notória, seja no trânsito ou até ao redor dele. Hoje, por exemplo, nós fomos escoltados para realizar essa atividade com bicicleta. Se não fosse assim, não teríamos como fazer o percurso, pois o trânsito é pesado, tem muito motorista afoito, sem respeitar o ciclista. É o desafio que tivemos de enfrentar, para que essa parte do turismo dê certo”, definiu William Alemão.

Antes do passeio, o vereador visitou a Caloi e pôde conhecer um pouco do que é produzido pelos industriários no local, nessa fase de recuperação econômica.

“Agora é retomada, precisamos seguir em frente. É bom saber que a Caloi é uma das quatro empresas que constroem bicicleta no Polo Industrial de Manaus, que abriu as portas para visitação e que já está em tratativa com a Suframa, no sentido de dar continuidade a esse projeto, durante todo o ano de 2022”, comemorou o parlamentar.

Integrante do “Pedala Manaus” – um movimento coletivo da sociedade manauara que visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital amazonense -, o ciclista Paulo Aguiar também esteve na comitiva e reforçou as palavras de William Alemão.

“É uma oportunidade muito boa de apresentar o que o Distrito Industrial tem, de se tornar um polo de atração para quem gosta de bicicleta, uma vez que somos a cidade que mais produz no ramo. É a chance de trazer as pessoas para conhecer todo esse potencial e mostrar para elas a necessidade de infraestrutura que atendam aos trabalhadores da região. Espero que entendam e passem a olhar para eles com muito carinho e cuidado”, declarou Paulo Aguiar.

Instrutivo

Durante o processo de fabricação, Alemão fez algumas observações, basicamente com o fator segurança de alguns modelos. O vereador conheceu o funcionamento de ao menos três linhas da fábrica.

“Foi muito instrutivo saber o tempo que leva para uma bicicleta ser montada. Saber que há três linhas de montagem diferenciadas: uma que demora 20 segundos, outra que leva até um minuto e uma terceira que chega a cinco minutos e possibilita a testagem de uma a uma das bicicletas. Eu não sabia, não tinha conhecimento e achei muito interessante tudo isso”, resumiu o parlamentar.

Diálogo

O diretor industrial da Caloi, Átila Valadares, que também é ciclista, ressaltou a importância da atividade e do diálogo entre a iniciativa privada e os poderes legislativo e executivo (prefeitura e Suframa), pela manutenção e melhoria da atividade como um todo.

“Isso é bacana, é importante que esses grupos se falem. Para o bem da bicicleta, do ciclismo, a gente precisa de muito investimento aqui na cidade em infraestrutura. A gente vê que tem bastante oportunidade e esses grupos se falando, quem sabe a gente consegue chegar a um ponto que seja melhor para toda a sociedade, o mais rápido possível”, afirmou.

Ciclopatrulha

A segurança dos ciclistas que participaram do percurso da manhã desta sexta-feira também contou com a Ciclopatrulha, da Polícia Militar do Amazonas, que agrega as práticas de condicionamento físico e mental, sem agredir o meio ambiente, e orienta aos usuários de bicicletas sobre condutas que devem ser seguidas para maior segurança no trânsito.

“Temos uma parceria com a Caloi, que está conosco desde o início. Então, as nossas bases de atuação são exatamente da Caloi, que dá todo apoio necessário para a Ciclopatrulha existir”, informou o tenente Ronaldo.

A Ciclopatrulha da PM é o policiamento rápido e preventivo na cidade, com atuações no Centro e em áreas como a Ponta Negra, zona Oeste, e o Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul.

Passeio

Além de William Alemão, Paulo Aguiar, Átila Valadares e tenente Ronaldo, participaram da visita e do passeio à empresa: Vanessa Melo, coordenadora do setor de Recursos Humanos (RH) da Caloi; Stanley Vale, gerente de Produção; Ana Patrícia, engenheira de Segurança do Trabalho; Klicya Santos (RH); Hayane Bruce (RH); Marco Antonio Reis, coordenador do Pedala Manaus; Adilson Souza, também do Pedala Manaus; tenente Alonso, da Ciclopatrulha; e Rosângela Alanis, do setor de Turismo da Suframa.

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados