ACESSIBILIDADE

Notícias

William Alemão orienta população a identificar o número e tempo de vida dos ônibus

quarta, 07 de julho de 2021

Fruto das fiscalizações realizadas nos últimos dois meses no transporte público de passageiros, o vereador William Alemão (Cidadania) voltou a falar de ônibus, nesta sexta-feira (25/6), em Manaus. Dessa vez, ele utilizou as redes sociais para orientar o usuário a identificar o número, tempo de vida de cada veículo e a respectiva empresa prestadora do serviço.

“Sabe aquele monte de números estampados nos ônibus e que a gente não sabe o significado? Pois bem, a partir de agora, vai ficar na ponta da língua o que significa cada um”, destaca.

A explicação é centrada sobre cada casa decimal de cada número, fixada na parte de trás dos ônibus.

“No primeiro, identificamos a numeração da empresa lá no Immu (Instituto Municipal de Transporte Urbano), nesse caso aqui é a Vegas. No segundo, é constatado o ano de fabricação do veículo, que é 12 e já está no limite. Já os três últimos representam os números dos ônibus na garagem”, explica William Alemão.

Esse tipo de atitude didática não é muito comum, mas, segundo o próprio vereador, serve de apoio para que a população possa cobrar pelo alto custo que paga, e de alerta aos empresários, para que cumpram o que está firmado em contrato, que é prestar um serviço de qualidade a todos, inclusive, aqueles com alguma comorbidade.

Em uma iniciativa que começou no último dia 23 de abril, William Alemão e equipe estiveram literalmente nos ônibus, paradas e terminais da capital amazonense para acompanhar, fiscalizar e buscar soluções imediatas aos problemas vividos diariamente pelos Manauaras.

Além de questões como longa espera por atraso na maioria das linhas, o parlamentar constatou falta de manutenção nos pontos, inclusive em locais recém-inaugurados, aglomerações e desrespeito ao distanciamento social.

 

Interação

A ação foi realizada com o acompanhamento do Gabinete Móvel criado por Alemão e, durante toda a fiscalização, o vereador pôde interagir com os internautas e registrar várias denúncias.

As principais abrangeram a situação de sucateamento em veículos de empresas como a Açaí, onde Alemão socializou, por meio de fotos e vídeo, os desgastes apresentados na estrutura de algumas paradas e terminais, inclusive, de alguns que foram construídos recentemente pela prefeitura; além da Global, cujas linhas de ônibus atendem aos passageiros de bairros localizados na zona Leste da cidade.

Outras duas ações foram realizadas e percorreram áreas diferentes da cidade.

 

Proposta

Em 13 de maio, o vereador entregou ao prefeito David Almeida, proposta de alteração na lei que regulamenta o serviço de transporte coletivo de passageiros por fretamento em Manaus. A alteração seria nos artigos 4 e 14 da Lei Municipal número 1.958, de 30 de dezembro de 2014.

No primeiro, o parlamentar pede a inclusão das cooperativas e congêneres na prestação do referido serviço, retirando as vedações impostas pela lei, pelo simples fato de a própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é de competência federal, não ter imposto impasse ao cadastro de cooperativas; não havendo, portanto, razão de o município impor impedimentos.

 

Já no caso da alteração do artigo 14 da mesma lei, a ideia é que seja ampliada de 15 para 20 anos, a vida útil dos veículos dos tipos ônibus e microônibus com padrão rodoviário, a contar do ano de fabricação indicado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados