Reconhecimento. Essa foi a definição do vereador William Alemão (Cidadania), para a participação de Manaus nos eventos de pesca esportiva, durante o seu discurso, nesta terça-feira, 9/7, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ocasião, o vereador comentou sobre o lançamento da Fishing Show Brazil (FSB), ocorrido no último dia 4, em São Paulo (SP), e a importância da atividade para movimentar o turismo e a economia do Estado e da capital amazonense.
Organizado pela Fishing TV, a FSB está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, reunindo lojistas, praticantes de pesca esportiva, representantes do setor, o trade turístico, indústria náutica, entre outros.
“Infelizmente, não tínhamos um representante da cidade de Manaus, nem do estado do Amazonas, presente a este evento. Apenas este vereador da cidade de Manaus que levanta essa bandeira por saber da importância da pesca esportiva”, comentou.
Conforme William, durante o lançamento da feira, a organizadora do evento apresentou uma matéria dedicada ao segmento no Amazonas, mostrando que o Estado tem visibilidade e aptidão para a pesca esportiva. Segundo ele, dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), dão conta de que a atividade movimenta aproximadamente R$ 500 milhões em receita direta e indireta.
“O Amazonas tem potencial para movimentar o segmento, gerando empregos e renda para vários municípios, principalmente a capital Manaus, fomentando o turismo na cidade, que movimenta restaurantes, hotelaria, lojas de artesanato e demais atividades que podem se beneficiar deste segmento”, pontuou.
Veto
Em meio a seu pronunciamento, William Alemão também destacou a manutenção de veto ao Projeto de Lei (PL) nº 620/2021, de sua autoria, pelo plenário da CMM, durante votação no dia 17 de junho. O referido PL cria a Feira Internacional de Pesca Esportiva de Manaus (Fipema) e a inserção do evento no calendário oficial de Manaus.
O projeto, que durante a tramitação teve pareceres favoráveis e unânimes em todas comissões da CMM, assim como a votação no plenário para ir à sanção, passou por algumas adequações. Entretanto, acabou recebendo veto total do Executivo municipal.
“Já falei isso em entrevistas e reforço que além deste veto ser perseguição política, o próprio Executivo municipal desconhece a importância da pesca esportiva, não faz ideia da quantidade de emprego e renda que a atividade pode gerar, e a visibilidade que pode trazer para Manaus”, frisou William.
-- -- --
Texto - Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto - Mauro Pereira/ Dircom