ACESSIBILIDADE

Notícias

William Alemão cita feira digital e indústria 4.0 como essenciais na criação de empregos

terça, 09 de novembro de 2021

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a capital amazonense sediará a terceira edição da Feira do Polo Digital de Manaus. O evento é tido como essencial para a retomada da economia local pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), William Alemão (Cidadania), principalmente por estar alinhado com a indústria 4.0, a chamada Quarta Revolução Industrial, na criação de novos empregos.

Para o vereador, a feira é um marco para a cidade, porque, como os próprios organizadores a definem, tem a proposta de integrar ciência, tecnologia e informação de forma multidisciplinar, além de discutir possibilidades de geração de negócios, criação de diálogos, e viabilizar sinergia entre os polos digital, industrial e de bioeconomia.

“É muito importante que esse polo tecnológico da cidade, essa indústria 4.0, seja implementada em Manaus. Em Florianópolis, por exemplo, ela gera 30 mil empregos. Então, a gente precisa fazer rodar aqui também, porque são empregos bons, que pagam três salários iniciais, em média, mas que chegam até 20 mil reais. E não é só startup viu, gente, é toda essa parte de tecnologia”, observou o parlamentar.

William Alemão se posicionou sobre a importância do evento, nesta terça-feira (9), na própria CMM, durante reunião organizada pela Frente de Recuperação Econômica aos Impactos Causados pela Pandemia do Covid-19 (Frenpre), que contou com as participações do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese, organizador da feira), Euler Guimarães, e do consultor empresarial Ulisses Tapajós, ex-secretário de finanças do município.

A 3ª Feira do Polo Digital de Manaus será realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o tema Manaus Conectada. Este ano, a atividade será na modalidade híbrida, ou seja, com uma programação presencial e virtual, para atender não só Manaus, mas a Amazônia, o Brasil e o mundo, por meio da internet.

A programação prevê a oferta de cursos, palestras (com direito a certificado), rodada de negócios, mesas redondas e visitas guiadas. O público-alvo são todos os interessados no tema tecnologia digital.

Edições passadas

Em 2018, durante a primeira edição, cujo tema foi “Manaus tem Digital”, a feira reuniu 12 mil pessoas, durante os três dias de evento.

Já em 2019, com o tema “Manaus Inteligente”, o público foi de 20 mil pessoas.

No ano passado, a atividade foi suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

Batizada também de 4ª Revolução Industrial, esse fenômeno está mudando, em grande escala, a automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios, por meio do uso de máquinas e computadores. Inovação, eficiência e customização são as palavras-chave para definir o conceito de Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos. O primeiro está relacionado à estratégia para implementar tecnologias, como a cooperação entre as áreas de tecnologia de informação (TI) e as de produção.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados