ACESSIBILIDADE

Notícias

Vocação turística de São Francisco do Caramuri é destacada por William Alemão na CMM

terça, 05 de outubro de 2021

Situada na tríplice fronteira entre Manaus e os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, e dona de uma beleza natural exuberante, a comunidade São Francisco do Caramuri voltou a ganhar destaque na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (5/10), durante pronunciamento do vereador William Alemão (Cidadania). O parlamentar apresentou um vídeo produzido no 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri, realizado no último fim de semana de setembro, em que não só exaltou a vocação turística, como pediu mais investimentos para o setor no local, que é rico em vegetação – com árvores conhecidas como a própria caramuri –, animais e peixes.

A variedade de frutas, como o abacaxi, considerado um dos melhores do mundo, e o povo hospitaleiro, formado basicamente por agricultores e piscicultores, também foram lembrados por Alemão durante a apresentação do vídeo.

“Fui apresentado ali por um amigo, e lá, fui muito bem recebido, tanto pelo Luciano quanto pela Erinha. O local é maravilhoso, como podem ver nas imagens. Queria fazer um apelo de novo: é necessário que o poder público enxergue, de forma eficiente e permanente, essa riqueza turística da região, esse turismo esportivo, radical e rural, com incentivo à uma política de desenvolvimento sólida, levando cada vez mais capacitação e geração de emprego para a comunidade. Precisamos preservar o meio ambiente e tornar os comunitários conscientes, por meio de cursos profissionalizantes, além de fiscalizadores e defensores da área”, disse William Alemão.

Ainda contagiado pela participação no 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri, pelo terceiro ano consecutivo, o vereador defendeu a manutenção do certame para os próximos anos, como forma de atrair mais pessoas, divulgar a modalidade e aumentar a renda das famílias.

“Temos um árduo caminho pela frente, mas precisamos dar o primeiro passo. A comunidade já está no terceiro ano desse evento e é muito importante que ele continue”, disse o vereador, que também é presidente a 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (CONTICDETRE), da Câmara de Manaus.

Turismo

A comunidade São Francisco do Caramuri está localizada na região do Baixo, em Rio Preto da Eva (a 25 quilômetros de Manaus), zona rural da capital. A competição fez parte da semana de programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo e Dia Municipal do Turismólogo, coordenada pela própria comissão e capitaneada pela Associação Comunitária Agrícola Santos do Caramuri.

William Alemão agradeceu a todos que colaboraram de forma direta ou indiretamente para o sucesso do evento. Ele voltou a destacar a importância da atividade para a retomada do turismo em solo amazonense.

“Um evento que foi muito bom, com distanciamento, área bem aberta, onde tivemos várias atrações musicais, além da confraternização dos pescadores, da agricultura familiar e muito abacaxi, é claro”, destacou.

Premiação

O vídeo também mostrou a participação dos visitantes em um torneio de “travinha” (cobranças de penalidades), assim como a premiação dos novos vencedores que disputaram o festival.

Simultaneamente à competição foi realizada a Feira da Agricultura Familiar de São Francisco do Caramuri, que faz parte do calendário cultural da comunidade e abriu as festividades do aniversário de Manaus. Na oportunidade, os moradores receberam dois kits de casa de farinha semimecanizada, que irá apoiá-los na produção de farinha de mandioca na localidade.


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados