ACESSIBILIDADE

Notícias

Tribuna Popular proposta por William Alemão cobra melhorias para serviço do Zona Azul

quarta, 27 de outubro de 2021

A problemática que permeia o funcionamento do sistema rotativo do município de Manaus, o Zona Azul, foi o tema da Tribuna Popular desta quarta-feira (27/10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). De propositura do vereador William Alemão (Cidadania), o assunto voltou à pauta de discussão na casa legislativa, por conta das várias denúncias e reclamações recebidas pelo parlamentar, acerca do serviço que hoje é prestado pelo sistema à população, considerado como deficitário pela maioria.

O número insuficiente de monitores e fiscais nas ruas, os valores cobrados e a falta de segurança nos locais onde os veículos ficam estacionados, provocada principalmente pela ausência dos agentes e pela presença insistente de flanelinhas, foram destacados na tribuna. Esse último, aliás, tem forçado o usuário a pagar dobrado, para não ter de correr nenhum risco ante a presença dos famosos “reparadores de carro”.

Alemão tem cobrado transparência nas informações, melhoria no atendimento e até a disponibilização, no site da agência reguladora, do contrato vigente com a empresa prestadora do serviço, para dar respostas concretas sobre o real funcionamento de todo o sistema.

“São centenas de reclamações que recebemos todos os dias, desde a cobrança indevida à forma como o Zona Azul tem funcionado, ou seja, com uma quantidade mínima de fiscais. E tem outras situações, como a proximidade de vagas nas esquinas do Vieiralves e o funcionamento do serviço nas áreas de hospital, justamente onde a população mais precisa. Sem falar na questão da segurança, pois mesmo pagando, o usuário ainda fica refém dos flanelinhas”, observou William Alemão.

Instituído por meio da Lei 1534/2010, o Zona Azul foi criado para organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos no Centro de Manaus. A implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando à mobilidade urbana nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.

O diretor do Zona Azul, Raimundo Nonato Caldeira da Silva, procurou responder a todas indagações, acompanhado da assessora de Marketing do programa, Helida Tavares.

Democratização

Durante a apresentação de um vídeo, ele enfatizou a importância da democratização do espaço público em áreas que se fazem necessárias, que propicia maior facilidade para estacionar, menos tempo para estacionar, menos engarrafamento, maior rotatividade e até melhoria para o próprio comércio.

“São dois momentos, o antes e o depois do Zona Azul. Hoje a gente vê a satisfação de quem usa o sistema, por ter sua ida ao Centro facilitada”, destacou Raimundo Nonato.

Transparência

Entre os demais vereadores presentes à tribuna surgiram indagações relacionadas à tolerância dos 15 minutos que é dada até o pagamento da primeira hora, ao número de empregos diretos e indiretos gerados pelo sistema e à falta de transparência no faturamento.

Identificação

Também surgiram sugestões como a criação de um instrumento que possibilite a identificação dos agentes, e a colocação de câmeras de vigilância, em todas as vias onde o sistema é operado.

 

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados