As denúncias de retaliação a gestores que atuavam nas escolas da zona Leste de Manaus, matéria do Requerimento nº 14.264/2024, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), ficarão sem esclarecimentos, em virtude da derrubada do pedido, pela base do Executivo municipal, nesta quarta-feira, 3/7, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Dos 40 vereadores presentes, 17 votaram a favor, e 20 votaram contra o pedido de explicações.
Conforme as denúncias feitas ao vereador, mais de 40 gestores de unidades de ensino do município, coordenadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 teriam sido substituídos por se negarem a trabalhar na campanha eleitoral para a reeleição do atual chefe do Executivo municipal.
“Queremos apenas transparência. O Requerimento solicita informações à Semed (Secretaria Municipal de Educação), a respeito da quantidade de gestores da DDZ Leste 1 foram substituídos nos últimos 90 dias e quais os motivos destas substituições, apenas”, pontuou William.
De acordo com ele, as denúncias além de graves, precisam ser esclarecidas pela Semed, considerando a importância das atividades escolares e a atuação séria dos gestores. William também destacou que, de acordo com o artigo 205, da Constituição Federal, a educação é direito de todos e dever do Estado, portanto, não podendo seu fim ser modificado com intuito eleitoreiro.
-- -- --
Texto - Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto - Mauro Pereira/ Dircom