ACESSIBILIDADE

Notícias

Projetos de William Alemão concedem Medalha de Ouro a Oreni Braga e Ralph Assayag

quinta, 02 de setembro de 2021

A diretora de Turismo da Manauscut, Oreni Braga, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CLD-Manaus), Ralph Assayag, serão homenageados na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Medalha de Ouro Luiz Ricardo Tadros, pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. As honrarias foram propostas pelo vereador William Alemão (Cidadania), deliberadas e encaminhadas esta semana para a Comissão Especial de Comenda da casa, por meio dos Projetos de Decreto Legislativo 014/2021 e 016/2021, respectivamente.

Enquanto presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE/CMM), Alemão tem se reunido constantemente com as referidas personalidades e tem recebido de ambas, respostas positivas em relação a projetos e ações considerados fundamentais para a retomada das atividades econômicas na capital amazonense.

No setor de turismo, por exemplo, entre os principais avanços obtidos nos últimos meses estão: a viabilidade da construção de um novo porto turístico, cujo projeto faz parte do plano de revitalização do Centro Histórico; a parceria sociocultural com El Salvador e estudos para melhorias do aeroporto do porto, que deverão possibilitar o retorno dos voos e transatlânticos nacionais e internacionais, a partir do próximo ano.

“Oreni Braga tem uma história belíssima, é uma referência e um braço forte que nos tem apoiado na luta pela recuperação do que se perdeu durante a pandemia. Dentro dessa relação harmoniosa, comungamos com o mesmo objetivo, que é transformar a área central de Manaus em um complexo turístico. E tudo isso passar por questões como empreendedorismo, emprego e renda, segurança patrimonial e, principalmente, a humana”, observa William Alemão.

Sobre Ralph Assayag, a relação de harmonia e reconhecimento abrange todo o setor de comércio e serviços, que também foram afetados não somente pelos efeitos da Covid-19, mas também pela cheia dos rios, o que aumentou a insegurança dos lojistas em relação às vendas.

“Nosso olhar, agora, não pode ser outro, que não seja o de otimismo. Tivemos problema na demora pela reabertura e vários estabelecimentos precisaram ser fechados, por falta de clientes. O momento é de união, e aqui eu incluo Câmara, CDL e até a Fecomércio. O Ralph Assayag tem sido peça importante nesse processo”, reconhece o vereador.

Turismo

Defensor de atividades que valorizam o meio ambiente e, ao mesmo tempo, geram empregos diretos e indiretos, como pesca, caminhada, ciclismo, passeios de caiaques, entre outros, o parlamentar ressalta a importância dada ao turismo como um todo pela atual administração municipal.

Entre as ações consideradas relevantes nesse processo, segundo William Alemão estão: o Parque Mirante da Ilha, um dos projetos do amplo programa “Nosso Centro”, projeto lançado simultaneamente ao “Distrito Turístico” pelo prefeito David Almeida; o início do processo de estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM); a fundação do Memorial Necrópole de Manaus e a revitalização da praça do Dom Pedro.

Medalha

Criada no ano passado, a Medalha de Ouro Luiz Ricardo Tadros integra o artigo 174 do Regimento Interno da CMM, numa referência a uma das principais personalidades do setor de turismo e que atuou como diretor de empresas na capital amazonense, antes de morrer em 2019.

Homenageada

Amazonense, Oreni Braga tem 57 anos e é formada em Ciências Contábeis, Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León na Espanha.

No início dos anos 1990, ela foi gerente de Turismo na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde liderou projetos de Ecoturismo na Amazônia que contemplavam os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Como professora de Turismo, lecionou e fez parte das equipes de estudo junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização dos Estados Americanos (OEA), a respeito do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A partir de 2003, foi responsável pela pasta do Turismo do Estado do Amazonas, por 14 anos, e desenvolveu projetos importantes como a instalação dos Centros de Atendimento ao Turista – CAT e Terminais Fluviais Turísticos, em 12 municípios; construção de central de artesanato, pousadas comunitárias, centros sociais e turísticos; além do mais importante equipamento de eventos que a cidade de Manaus recebeu, que é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, um dos locais mais demandados para eventos na capital.

Ainda à frente do Órgão de Turismo, projetou a capital Manaus para o mundo, com material promocional em dez idiomas, conseguindo atrair o interesse de importantes companhias aéreas internacionais, as quais fincaram suas marcas na Amazônia, oferecendo voos importantes para os EUA e Caribe.

Durante a gestão na pasta, trouxe para o Amazonas mais de 150 milhões de reais do Governo Federal, os quais foram aplicados em obras importantes na capital amazonense, como o Centro de Convenções, a Sinalização Turística, Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional, Cursos de Capacitação, Qualificação e de Idiomas, como prova de que é possível realizar quando se tem compromisso com a coisa pública.

De 2012 a 2013 foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo e em 2014/2015 assumiu a presidência.

Homenageado

Ralph Assayag também é amazonense e tem 59 anos. Administrador  de empresas formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ele atua como também como diretor de um supermercado, de uma distribuidora e de uma rede de postos de combustíveis.

Além de presidente da CDL Manaus, é o atual vice-presidente do Conselho de Administração do SPC Brasil, vice-presidente da Associação Amazonense de Supermercados (Amase) e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Manaus.

Além disso, no passado já foi vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Amazonas (FCDL Amazonas), entidade que representa a classe lojista no estado, e diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), uma das mais importantes forças produtivas e representativas da classe lojista na economia brasileira.

Assayag defende a classe empresarial e o comércio da cidade há mais de 20 anos, e coleciona diversas medalhas e condecorações, assim como certificados e diplomas de diversos órgãos, entidades de classe e Forças Armadas.

 

 

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados