ACESSIBILIDADE

Notícias

Por iniciativa do vereador William Alemão, Turismo e turismólogos recebem honraria na CMM

quinta, 23 de setembro de 2021

A quatro dias de celebrar mais uma data comemorativa alusiva ao Dia Mundial do Turismo e ao Dia Municipal do Turismólogo, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou uma grande homenagem aos profissionais da área, nesta quinta-feira (23), no plenário Adriano Jorge. Fruto do Projeto de Decreto Legislativo 014/2021, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), a solenidade foi marcada pelas entregas da Medalha de Ouro Luiz Ricardo Tadros à diretora de Turismo da Manauscut, Oreni Braga, e do Diploma de Honra ao Mérito, às personalidades que atuam diretamente no setor na capital amazonense.

O evento abriu a programação especial criada pela Comissão de Turismo da CMM (e parceiros), da qual Alemão é o atual presidente, para comemorar o Dia mundial do Turismo e do Turismólogo. A data é celebrada todo dia 27 de setembro, desde o ano de 1980, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo principal é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e dos valores sociais, culturais, políticos e econômicos que a mesma apresenta.

“Hoje, como presidente da Comissão de Turismo, espero poder somar muito mais para que, ano que vem, além desta casa estar mais cheia, também possamos semear histórias boas para contar. Estamos saindo de um dos piores momentos que o mundo vive na parte de turismo, mas a resiliência de quem trabalha no setor mostra e prova o quanto de amor vocês têm pela profissão. Parabéns!”, destacou William Alemão.

A solenidade desta quinta-feira foi aberta com a apresentação de um vídeo temático. O material mostrou fatos marcantes da história de Manaus e pontos turísticos que são a cara da cidade, como Encontro das Águas, Teatro Amazonas, Praças São Sebastião e Tenreiro Aranha, Relógio Municipal, Avenida Eduardo Ribeiro e Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Também foram abordadas maravilhas como a Ponta Negra, Arena da Amazônia, Ponte do Rio Negro, Arena Povos Amazônia, entre outras, consideradas cartões postais e com grande potencial turístico, mas que, segundo o vídeo, ainda carecem de maior atenção por parte do poder público.

“Temos nas mãos uma cidade rica em patrimônio histórico, e o que mais nos diferencia de todos os atrativos mundiais, é que, além dos marcos históricos, estamos localizados no coração da Amazônia, sendo detentores de uma biodiversidade imensa ecológica e cultural. Sendo assim, nada mais justo, que nessa ocasião importantíssima, parabenizamos a todos os profissionais de turismo que zelam pelo nosso patrimônio e têm um papel fundamental na história do turismo, do mundo, do Amazonas e da cidade de Manaus”, ecoou o vídeo.

Além da homenageada, compuseram a mesa a vereadora Professora Jacqueline Pinheiro (Podemos), atual presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, da CMM; Osmarino Pereira de Souza, procurador institucional e representante da  Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no evento, de forma virtual; Jane Mara Morais, secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, que representou a Prefeitura de Manaus; Sergio Litaiff Filho,  presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur); Patrícia Felix, assessora pedagógica, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), também de forma virtual; e Roberto Conhago Tavares, presidente da Associação Brasileira da Agência de Viagens (ABAV-AM).

Após a Medalha de Ouro, William Alemão entregou o diploma de Honra ao Mérito aos turismólogos Oreni Braga, Sérgio Litaiff Filho e Roberto Conhago.

Homenageada

Amazonense, Oreni Braga tem 57 anos, é casada, mãe de dois filhos, formada em Ciências Contábeis, especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León na Espanha.

No início dos anos 1990, ela foi gerente de Turismo na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde liderou projetos de Ecoturismo na Amazônia que contemplavam os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Como professora de Turismo, lecionou e fez parte das equipes de estudo junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização dos Estados Americanos (OEA), a respeito do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A partir de 2003, foi responsável pela pasta do Turismo do Estado do Amazonas, por 14 anos, e desenvolveu projetos importantes como a instalação dos Centros de Atendimento ao Turista – CAT e Terminais Fluviais Turísticos, em 12 municípios; construção de central de artesanato, pousadas comunitárias, centros sociais e turísticos; além do mais importante equipamento de eventos que a cidade de Manaus recebeu, que é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, um dos locais mais demandados para eventos na capital.

Ainda à frente do órgão de turismo, projetou a capital Manaus para o mundo, com material promocional em dez idiomas, conseguindo atrair o interesse de importantes companhias aéreas internacionais, as quais fincaram suas marcas na Amazônia, oferecendo voos importantes para os EUA e Caribe.

Durante a gestão na pasta, trouxe para o Amazonas mais de 150 milhões de reais do Governo Federal, os quais foram aplicados em obras importantes na capital amazonense, como o Centro de Convenções, a Sinalização Turística, Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional, Cursos de Capacitação, Qualificação e de Idiomas, como prova de que é possível realizar quando se tem compromisso com a coisa pública.

De 2012 a 2013 foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo e em 2014/2015 assumiu a presidência.

Demais diplomados

Edivaldo Souza Rodrigues – Proprietário Iuna Agência de Turismo e Eventos;

Fábio Silva – Guia de Turismo;

Farid José Semen de Mendonça, proprietário da Pousa do Largo;

Francisca de Souza Costa – Guia de Turismo;

Giselle Felipe Cunha Fernandes – Gerente do Centro Cultural Povos da Amazônia;

Anne Matos Cândido – Turismóloga na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa;

Jairo Felix Ferreira – Guia de Turismo;

Jorge Luís Moreira Vasques – Empresário do Turismo;

Keila Maria Souza Berquê – Guia de Turismo;

Lúcio Reinaldo Vasconcelos Bezerra – Proprietário da Ecolazer;

Marilene Batista de Souza – Guia de Turismo;

Mateus Andrade – Cofundador e CEO do Local Hostel de Manaus;

Paula Keitiane da Silva Levy – Executiva de vendas PL na Azul Linhas Aéreas;

Paul Michael Carter – Guia de Turismo;

Rodolfo Emanuel Alves Leite – Turismólogo e Guia de Turismo;

Ronisley Martins da Silva – Secretário municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva;

Sibelle da Silva Oliveira – Turismóloga;

Silfran Teixeira Belo – Restaurante Caxiri;

Ticiana Pereira de Oliveira – Turismóloga na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa;

Vitor Vieira Bezerra – Gerente-geral do Manaus Hotéis Millennium;

Andrey Vieira Lima – Gerente-geral da Amazon Explorers;

Caio Fonseca – Proprietário da Juma e Juma Lodge;

Carlos Sidney da Silva Santos – Guia de Turismo.

Mais programação

A programação em homenagem ao turismo e ao turismólogo continua nesta sexta-feira (24/9) e no sábado (25/9), na comunidade São Francisco do Caramuri, localizada na zona rural de Manaus, com a realização do 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri. A competição é organizada em parceria com a Associação Comunitária Agrícola Santos do Caramuri e deverá contar com 22 equipes e aproximadamente 50 pessoas de canoa embarcada.

Simultaneamente ao torneio está programada a Feira da Agricultura Familiar, que faz parte do calendário cultural da comunidade e abre as festividades do aniversário de Manaus.

Reunião

No dia 28, ocorrerá a reunião da 10° Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE), com a presença de todos os membros da instância. Na pauta, serão discutidos os planejamentos do executivo e os próximos passos da comissão no que se refere ao setor de turismo.

Bike

A programação prossegue até 1º de outubro, quando haverá um roteiro com bike, em parceria com a Caloi, para reconhecimento de algumas áreas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e o intuito de desenvolver o turismo de negócios na região.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM e Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados