Serviços básicos e políticas públicas efetivas para as zonas rural, rodoviária e ribeirinha de Manaus, foram cobrados pelo vereador William Alemão (Cidadania), nesta terça-feira, 9/7, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante um aparte ao pronunciamento da vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural, Rodoviária e Ribeirinha de Manaus.
“A zona rural de Manaus é 95% da área da cidade, então precisamos fazer com que os serviços públicos cheguem às pessoas que vivem nestas áreas, assegurando dignidade a elas”, salientou o vereador.
Na ocasião William destacou a necessidade de garantir infraestrutura aos moradores destas três zonas geográficas, evitando o êxodo rural, e o abandono de atividades produtivas, que em alguns casos tiveram inicio após, os idealizadores resolverem se mudar para a área de campo, em busca de uma vida diferente, atuando na agricultura familiar. Porém, a falta de segurança ou de estradas e ramais estruturados, resultaram no abandono do projeto.
As falsas promessas de alguns políticos, que só aparecem nestas localidades em época de campanha, assim como falta de compromisso do próprio Executivo municipal, também foram apontadas pelo vereador.
“Muitas pessoas vão à zona rural e prometem que irá chegar a luz, os ramais serão asfaltados, criando expectativas, que não se concretizam”, disse.
William destacou que em quatro anos de mandato é impossível asfaltar todos os ramais da zona rural de Manaus, entretanto, algumas situações pontuais podem ser resolvidas, bastando apenas bom senso.
“Levei ao prefeito de Manaus, a situação das escolas, em época de chuvas, onde em alguns trechos os alunos precisam caminhar quilômetros para pegar a condução. Alertei para o uso de ônibus com tração 4 X 4, mas a resposta foi a de que todos os ramais seriam asfaltados, o que não aconteceu”, pontuou.
Conforme Alemão, as demandas destas comunidades precisam chegar à Câmara, e também ao Executivo estadual – que também tem suas atribuições com a região -, para que as devidas providências sejam adotadas.
-- -- --
Texto - Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto – Mauro Pereira / Dicom