ACESSIBILIDADE

Notícias

Pesca esportiva é retomada com apoio da Comissão de Turismo da Câmara de Manaus

sexta, 06 de agosto de 2021

Parte integrante das metas traçadas no início deste ano pela Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), cujo objetivo é incentivar e impulsionar a atividade turística, a pesca esportiva começa a ser retomada de forma mais abrangente, após um longo período de interrupção, por conta da pandemia. A prova disso foi o lançamento do 3º Torneio de Pesca Esportiva e 3ª Feira da Agricultura Familiar da comunidade São Francisco do Caramuri, ocorrido na quinta-feira (5/8) à noite, em uma peixaria localizada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste.

A cerimônia contou com a presença do presidente da comissão, vereador William Alemão (Cidadania), e de adeptos da modalidade.

O interesse dos manauaras por esse tipo de evento tem aumentado nos últimos anos, e a retomada das competições, segundo Alemão, é importante para o processo de massificação do esporte, além de necessária, no que se refere ao retorno dos turistas à capital do estado mais verde do Brasil.

Ao aliar lazer e preservação do meio ambiente, pois o peixe é devolvido para o rio, a prática da pesca esportiva representa ganhos para a cidade, movimenta a economia, gera empregos diretos e indiretos, aumenta a procura por hotéis, entre outros benefícios.

“Manaus possui uma vocação turística muito grande. O nome Amazônia é atrativo em qualquer lugar do mundo. Não podemos perder mais tempo. A pesca esportiva é uma realidade e um bem para o crescimento econômico de nossa cidade”, destaca William Alemão.

Setembro

O 3º Torneio de Pesca Esportiva Caramuri será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, na comunidade São Francisco do Caramuri, situada na zona rural de Manaus, mais precisamente no baixo Rio Preto, médio Amazonas, quilômetro 134 da rodovia Am-010, e Ramal do Caramuri, no quilômetro 30. O local foi fundado em 1995 e, atualmente, abriga 70 famílias, aproximadamente 270 pessoas.

O nome caramuri, que inclusive concorreu para ser o nome da bola da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, faz referência ao fruto típico da região amazônica, que é colhido a cada quatro anos.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária Agrícola Santos do Caramuri, Daniel Leandro, o festival de pesca esportiva e feira da agricultura familiar faz parte do calendário cultural da comunidade e do próprio município de Manaus, pois abre as festividades do aniversário da capital.

Em relação ao número de participantes, a expectativa dos organizadores é superar os anos anteriores. No primeiro evento, foram 22 equipes. Ano passado, o número ficou restrito a apenas dez; não houve inscrição e nem público, por conta da pandemia.

Para a terceira edição são esperadas de 40 a 50 equipes de canoa embarcada, e de 60 a 80 de caiaques.

Apoio
Otimista, Daniel ressalta o apoio prestado por William Alemão e a Câmara de Manaus, para o sucesso do evento.

“Esse apoio nos dá um embasamento e também o comprometimento do poder legislativo para a efetivação da política pública de geração de renda, emprego, trabalho, por meio da Comissão de Turismo da Câmara. O objetivo do festival e de todo o trabalho que a associação realiza é focado para a promoção do turismo de base comunitária e rural, por intermédio da pesca esportiva, agregando valor e oportunidade de geração de renda a toda forma de cultura e economia realizada na comunidade, como agricultura, pecuária, extrativismo, pesca artesanal e esportiva, artesanato”, destaca o presidente.

Durante o evento – que deve reunir um público diverso das comunidades rural, ribeirinha e de municípios da Região Metropolitana de Manaus – também haverá torneio de futebol para quem não for competir na pesca esportiva, além de exposição da produção local, por meio da Feira da Agricultura Familiar, e de várias atrações musicais, entre os quais, o cantor Guto Lima.

Sobre a pesca

Ao contrário do que se pensa, a pesca esportiva é uma das modalidades que mais ajudam na preservação do meio ambiente. Além de fazer com o pescador devolva o animal fisgado de volta ao habitat natural, ela faz com que o espaço utilizado para a atividade (ecossistema) permaneça equilibrado.

Na competição, os participantes devem obedecer quatro princípios básicos: pescar, admirar, fotografar e devolver o peixe para a água em perfeitas condições.

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados