ACESSIBILIDADE

Notícias

Participação em Marcha fortalece o legislativo municipal, diz William Alemão

terça, 31 de agosto de 2021

A 20ª Marcha dos Legislativos Municipais, realizada na semana passada em Brasília, foi destacada no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (30/8), pelo vereador William Alemão (Cidadania). Além da troca de experiência e o aprendizado contínuo por meio de palestras ministradas com nomes importantes da política e da ciência, o parlamentar destacou o evento como uma oportunidade de se fazer um grande debate acerca do fortalecimento do legislativo, com base na defesa do municipalismo.

Alemão elogiou a iniciativa da União dos Vereadores do Brasil (UVB) em organizar o encontro e a forma como o presidente da entidade, Gilson Conzatti (MDB-RS), se prontificou em vir ao Amazonas para fortalecer o movimento, tanto na capital quanto no interior do estado.

“Em nome da CMM, fiz o convite para que o presidente venha a Manaus. É muito importante que tenhamos essa parceria com a UVB, esse suporte, para ajudar principalmente essas câmaras com menos de 50 mil habitantes, ou um pouquinho mais que isso, que não possuem a estrutura que nós temos”, justificou o vereador.

O objetivo, segundo ele, é dotar as casas legislativas de maior conhecimento, inclusive, no campo jurídico, com uma entidade que congrega 57,9 mil filiados e tem a missão de orientar e fortalecer os vereadores para o exercício de um bom mandato.

“Assistimos a mais de 30 palestras sobre vários assuntos ligados diretamente ao legislativo. Sempre é bem-vinda qualquer tipo de parceria que possa melhorar o trabalho dos vereadores no interior e na capital, com conhecimento e manutenção de tudo isso”, observou.

Mesmo impossibilitado de cumprir a última atividade da programação, por conta da concentração indígena na Praça dos Três Poderes, na tarde da última sexta-feira (27/8), William Alemão disse que o aprendizado foi grande. Convidado, ele chegou a fazer parte do grupo de vereadores que acompanhou, do palco principal, a palestra “Uso da Tecnologia nos Processos Legislativos”, realizada na quarta-feira (25/8), com abordagem sobre a gestão da informação.

“Eu saí do evento maior do que quando fui, em termos de conhecimento”, sintetizou.

Palestras

Outras palestras mereceram destaque na 20ª Marcha dos Legislativos Municipais, entre elas: “Governança da Gestão Pública”, proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes; “Descomplicando a comunicação política na era digital”, painel com a professora Alzira Fernanda Oliveira, que é perita e consultora em estratégia política com atuação no Brasil e nos Estados Unidos; “Construindo consensos para uma agenda construindo”, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS); “Os 5 passos jurídicos para um mandato de sucesso!”, com Marco Antônio da Silva, advogado e mestre em direito internacional; “Programa de Interação Legislativa da Câmara Federal (Prolegi), com o deputado e segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, André de Paula (PSD-PE); e “O papel do ILB – Programa Interlegis, na Formação Legislativa das Câmaras Municipais”, com Fernando Augusto de Andrade Barbosa, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB-Programa Interlegis), do Senado Federal.

História

A UVB foi fundada em 1964 com a ideia central de valorizar o legislativo e, acima de tudo, dar respostas positivas à sociedade no campo político. Além de defender o municipalismo, o fortalecimento do poder legislativo e a luta por ética na política e na vida, a entidade tem promovido debates, encontros e seminários que visam levar conhecimento, capacitação e qualificação aos membros do legislativo municipal brasileiro.

 

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados