ACESSIBILIDADE

Notícias

Cidade gaúcha pode servir de modelo para projetos de desenvolvimento econômico em Manaus

sexta, 13 de agosto de 2021

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (COMTICDETRE/CMM), vereador William Alemão (Cidadania), visitou nesta quinta-feira (12/8), o município de Bento Gonçalves (a 101 quilômetros de Porto Alegre). O parlamentar procurou conhecer as principais ações desenvolvidas na área do desenvolvimento econômico, que deram certo naquela região do Rio Grande do Sul e podem servir de modelo para futuros projetos na capital amazonense.

Localizada na serra gaúcha (cercada por vales e montanhas) e tida como referência em gastronomia, cultura e belezas naturais, além de possuir uma forte vocação industrial e turística, a cidade de Bento Gonçalves é considerada a capital brasileira do vinho e uma das que mais consomem o conhecido chimarrão. A população estimada do local é de 113,2 mil habitantes, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a permanência em Bento Gonçalves, Alemão aproveitou para conhecer mais sobre a cidade e os motivos que a tornaram uma das mais importantes da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele foi recebido pelo prefeito Diogo Siqueira, do PSDB (na foto, com Alemão, segurando documento que representa umas das leis de incentivo municipal), e pelo vice-prefeito, Amarildo Lucatelli (à esquerda da foto), do PP, além dos titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, e do Turismo, Rodrigo Parisotto (à direita).

A conversa foi intermediada pelo deputado Sérgio Peres (à esquerda de Alemão), do Republicanos, e também contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Delarci Martins (ao lado de Peres).

“São atividades que foram sendo fechadas durante esta semana, em consonância com o deputado Sérgio, justamente por nos dar a oportunidade de conhecer mais sobre essa vocação econômica e turística, implantada aqui nessa região do Rio Grande do Sul e que pode nos ajudar na criação de novos projetos para nossa Manaus”, justificou William Alemão, que também teve uma conversa produtiva com o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), Marcos Barbosa.

Agenda cheia

William Alemão está desde o início da semana em terras gaúchas, a convite de Sérgio Peres e acompanhado de outro membro da Comissão de Turismo da CMM, o vereador João Carlos (Republicanos). A presença de ambos segue uma agenda de atividades institucionais e começou no início desta semana, por meio de visitas técnicas e reuniões com parlamentares.

e autoridades do comércio, indústria, turismo, produção agrícola, pesca e aquicultura, na capital e cidades metropolitanas de Porto Alegre.

O objetivo é estreitar relações para futuros projetos ligados às cadeias produtivas e demais atividades desenvolvidas com êxito no sul do País.

Mais compromisso

Nesta sexta-feira (13/8), William Alemão estará na cidade de Caxias do Sul (a 95 quilômetros de Porto Alegre), para tratar de assuntos relacionados principalmente ao turismo.

O primeiro compromisso foi realizado na terça-feira (10/8), quando o parlamentar foi recebido no gabinete de Sergio Peres e, à tarde, reuniu-se com a chefe de Serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura (órgão ligado ao Ministério da Agricultura), Renata Barroso. Na ocasião, ele conheceu alguns dos desafios do setor, principalmente os relacionados à formulação de políticas públicas, que se resumem na profissionalização de produtores e integração de elos da cadeia produtiva como processamento, transporte e distribuição.

Ainda na terça-feira, William Alemão foi até a Câmara Municipal de Porto Alegre e conversou com os vereadores José Freitas e Alvoni Medina, ambos do partido Republicanos.

No dia seguinte, logo pela manhã, o vereador esteve com representantes da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), onde tratou sobre a importância do entreposto e o fato de eles serem o quinto maior do Brasil, no controle do preço e promoção do abastecimento em toda a região.

Na tarde da quarta-feira (11/8), William Alemão participou da primeira audiência pública organizada pela Comissão Especial criada para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Rio Grande do Sul, com a finalidade de discutir os gargalos e as potencialidades do setor, além de promover o intercâmbio das políticas públicas adotadas em Porto Alegre e Manaus, sobre as referidas atividades.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados