ACESSIBILIDADE

Notícias

Alemão propõe audiência pública sobre tombamento na Colônia Antônio Aleixo

sexta, 06 de maio de 2022

Na manhã do dia, 06/05/22, o vereador William Alemão (Cidadania) participou de audiência pública de sua propositura para discutir a desapropriação do local que prestava apoio aos pacientes em tratamento de Hanseníase no bairro Colônia Antônio Aleixo.
Na ocasião, apresentou-se as dificuldades da população local sobre o tombamento do local que foi destinado ao uso de pacientes em tratamento desde a década de 1960.

A audiência pública foi realizada pela 21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Manaus – CMM.

A demanda surgiu a partir de denúncias feitas pelos moradores do Pavilhão “J” que encaminharam pedidos de socorro a respeito de repetidas incursões dos órgãos gestores para que os moradores sejam despejados do local.

Estavam presentes na composição da mesa, a Diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, vereador João Carlos (Republicanos), vereador Dione Carvalho (Patriota), Pedro Borges, representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, Subsecretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania - Semasc, Graça Prola, Estevão Júnior, representante da Associação de Moradores da Colônia Antônio Aleixo e líderes do bairro.

"Os populares não podem ser tratados como invasores! Vocês são parte da história do bairro, seus antepassados são elementos importantíssimos na construção desta comunidade. A história é feita por pessoas; os prédios ajudam a contar, mas somente isso, não faz história!", enfatiza o vereador Alemão.

A Prefeitura de Manaus, através da Manauscult está desenvolvendo um planejamento turístico grandioso na Colônia Antônio Aleixo com a construção do Memorial Encontro das Águas Rosa Almeida, que trará uma nova visão sobre o local, além da geração de emprego e renda.

"O trabalho que nós estamos fazendo de capacitação e inserção da comunidade local para tornar o bairro, um local de visitação turística com atrativos", enfatiza Oreni Braga.

O representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, Pedro Borges, faz um apelo ao poder público para que seja feito um memorial sobre a história do bairro, "Eu sugiro aqui, que seja feito um memorial para contar a verdadeira história em homenagem aos portadores de Hanseníase que foram alocados no isolamento compulsório para tratamento da enfermidade".

Ao término da audiência pública, foi exposto o comprometimento do vereador Alemão em lutar pelo termo de cessão de uso do prédio Pavilhão “J”, junto à Superintendência de Habitação - SUHAB, seguindo regras como a impossibilidade de terceirizar a moradia; retirada de multas aplicadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a busca por dignidade e segurança aos moradores junto aos órgãos competentes.


Notícias Anteriores

Nas redes sociais

CANAL DO ALEMÃO!

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

FIQUE POR DENTRO, ACOMPANHE E FISCALIZE.

ME SIGA NO INSTAGRAM

@williamalemao

William Robert Lauschner © 2021 - Vereador da cidade de Manaus - Amazonas - 18ª legislatura (2021 2024) - todos os direitos reservados